Coordenação e compatibilização de projetos são termos bastante utilizados na indústria da construção. Acontece que são utilizados de forma ambígua, como se fossem sinónimos e pudessem ser utilizados de forma intermutável.
Mas na verdade são coisas muito diferentes. Relacionadas, por se tratar da fase de conceção, mas diferentes.
A bem da clarificação dos vários papéis num projeto, definimos aqui os dois conceitos:
Coordenação de Projeto (design management, em inglês): Coordenar atividades, faseamentos, quem faz o quê, acompanhar as várias atividades e perceber como está a funcionar a equipa, etc.
Nesta definição, Coordenação de Projeto tem a ver com o processo.
Compatibilização de Projeto: Assegurar que todos os projetos (arquitetura e especialidades) estão compatibilizados entre si, estão bem interligados, que os requisitos cruzados que cada projeto tem sobre os restantes estão assegurados, etc.
Nesta definição, Compatibilização de Projeto tem a ver com o produto/objeto.
Esta distinção tem de estar muito presente quando discutimos papéis e responsabilidades, quando estruturamos uma equipa de projeto, quando estabelecemos processos e durante o desenvolvimento do projeto.