Coordenação e Compatibilização de projetos

Coordenação e compatibilização de projetos são termos bastante utilizados na indústria da construção. Acontece que são utilizados de forma ambígua, como se fossem sinónimos e pudessem ser utilizados de forma intermutável.

Mas na verdade são coisas muito diferentes. Relacionadas, por se tratar da fase de conceção, mas diferentes.

A bem da clarificação dos vários papéis num projeto, definimos aqui os dois conceitos:

Coordenação de Projeto (design management, em inglês):

Coordenar atividades, faseamentos, quem faz o quê, acompanhar as várias atividades e perceber como está a funcionar a equipa, etc.
Nesta definição, Coordenação de Projeto tem a ver com o processo.

Compatibilização de Projeto:

Assegurar que todos os projetos (arquitetura e especialidades) estão compatibilizados entre si, estão bem interligados, que os requisitos cruzados que cada projeto tem sobre os restantes estão assegurados, etc.

Nesta definição, Compatibilização de Projeto tem a ver com o produto/objeto.

Esta distinção tem de estar muito presente quando discutimos papéis e responsabilidades, quando estruturamos uma equipa de projeto, quando estabelecemos processos e durante o desenvolvimento do projeto.

Outros Artigos

Artigos Relacionados

PASSA A DOIS. Casos de Estudo: Mutual — Campo Alegre Conversa com Filipe Paulino

Ler mais »

Alphalink apoia construção dos novos escritórios da Miranda & Associados

Ler mais »

Tipos de erros

Ler mais »

Nova sede da Floene nas Torres de Lisboa: gestão de transição e entrega integral com coordenação da Alphalink

Ler mais »

Pesquisar